Carbono Biodiverso
Primeiro projeto de compensação de carbono em Portugal que preserva árvores de grande porte e planta as do futuro
A VERDE criou um ecossistema que está a ser implementado no concelho de Lousada, no norte de Portugal, e convida cidadãos e organizações, conscientes da sua pegada ecológica, a compensá-la, contribuindo para a preservação e plantação da biodiversidade florestal em Portugal, tornando-se Guardiões de Gigantes.
1. Guardião de Gigantes - Pessoas ou entidades coletivas privadas conscientes da sua pegada ecológica, que pretendem compensá-la contribuindo para a preservação e plantação da biodiversidade florestal em Portugal.
2. Gigantes Verdes - As árvores de grande porte e elevado valor ecológico que o Carbono Biodiverso pretende preservar, evitando que sejam abatidas.
3. Cuidadores de Gigantes - São proprietários, gestores ou arrendatários de propriedades com árvores de grande porte que se juntam à VERDE com a missão de as preservar.
4. Restauro Ecológico - Plantação de árvores jovens nativas e intervenções no território para restaurar ou preservar habitats.
5. VERDE - Associação que pretende evitar o contínuo abate de Gigantes Verdes e intervir no território para preservação da biodiversidade em seu redor, fazendo a ponte entre gigantes verdes, guardiões, cuidadores de gigantes, promovendo o restauro ecológico dos territórios.
O Carbono Biodiverso é um mecanismo de compensação que conecta os Guardiões aos Cuidadores, financiando:
-
a preservação das suas Gigantes Verdes, árvores de grande porte e elevado valor ecológico, sendo geridas de forma correta com a monitorização da VERDE;
-
o restauro ecológico das suas áreas, através da plantação de árvores jovens nativas, gestão de riscos, controlo de espécies exóticas invasoras e construção de abrigos para biodiversidade;