O Projeto Gigantes Verdes está a expandir as suas ações de conservação para 10 novos municípios, com o objetivo de envolver ativamente as comunidades locais na preservação de árvores de grande porte.
Esta iniciativa estende-se agora à Região do Vale do Sousa e Serras do Porto, abrangendo os concelhos de Penafiel, Paredes, Valongo, Gondomar, Lousada, Felgueiras e Paços de Ferreira, e com um conjunto de concelhos pioneiros no Distrito da Guarda, nomeadamente Seia, Manteigas, Fornos de Algodres e Sabugal.
O projeto irá formar embaixadores para mapear Gigantes Verdes, promover atividades de sensibilização, caminhadas comunitárias, uma plataforma de dados pública e um bootcamp de empreendedorismo socioambiental, incentivando a criação de soluções para a conservação e o desenvolvimento local.
Conhecer
Em Lousada, vila do distrito do Porto, localizada no norte de Portugal, conhecemos e estudamos até à data 7400 gigantes, que à medida que crescem fornecem serviços de ecossistema que são essenciais à vida:
-
Sequestram carbono enquanto produzem oxigénio;
-
Removem poluentes do ar enquanto arrefecem o solo com a sua sombra;
-
Evitam cheias enquanto ajudam a encher os aquíferos;
-
Albergam centenas de seres vivos em si, como aves, insetos, plantas e fungos.
Fazem tudo isto diariamente, em simultâneo, tal como fizeram durante as últimas dezenas ou centenas de anos em que viveram e cresceram. Desde 2017, já desapareceram mais de 450 em Lousada.
Envolver
Queremos envolver a comunidade.
Acreditamos na importância da criação de projetos para o envolvimento dos proprietários de terrenos com árvores de grande porte e na realização de atividades que envolvam os habitantes dos concelhos onde tomamos ação, dos mais pequenos aos mais graúdos, para que conheçam através de momentos lúdicos e ações de formação a importância destes majestosos seres vivos para a preservação do planeta.